domingo, junho 14

Do ópio e suicídio de Antonin

O projeto de montar um espetáculo que misturasse tempos-espaços distintos veio da leitura da própria obra de Antonin Artaud: "Teatro e seu duplo" revela experiências ricas do autor-ator a partir dos anos 20 na França, cuja visão da arte e da vida trazia uma revolta incontestável aos padrões do aceitável - mesmo no mundinho da vanguarda européia.

Escrevi o primeiro esquema da "montagem cênica-audiovisual" em 2006. Após o encontro com o ator Odécio Antonio em 2008, que deixou-me perceber a possibilidade de levar o projeto adiante, "Do ópio..." começa a tomar forma, agora envolvendo mais uma plataforma de atuação/comunicação com o publico: a internet.

Além de sequências audiovisuais e presenciais, a montagem traz o tempo-espaço híbrido da web para si, no qual o presente pode ser transmitido ao vivo - já passado no segundo seguinte- e o exercício da criação pode ser fixado e compartilhado de forma livre.

Abaixo está um primeiro vídeo-laboratório considerado 'estréia' - um fim de sábado em João Pessoa, PB, no dia 31 de maio - onde Antonio/Antonin corre livremente por entre os textos que compõem a base da reflexão da encenação: liberdade, sonho, delírio de quem viveu entre ditas sanidades e loucuras.

work in progress >> do ópio e suicídio de antonin from Do ópio e suicídio de Antonin on Vimeo.

Nenhum comentário: