segunda-feira, julho 19

35x35=2

A ideia é boa: como contar a história do cinema sem precisar recorrer a cenas dos filmes originais - baita encrenca autoral - nem sequer estampar a cara de um sujeito sabido explicando 'a história'?!

"35mm" é um curtinha de dois minutos apenas, formado por ícones de 35 filmes clássicos do cinema que, digamos, sintetiza para os jovens criadores (Sarah Biermann, Torsten Strer, Felix Meyer, Pascal Monaco) o significado de século e lá vai película!

A proposta da trupe é levar o público a descobrir quais são os filmes referenciados ali - de Charlie Chaplin a Taxi Driver. "Dê uma olhadinha e conte pra gente se você reconhece todos", atiça os realizadores no post original.

35mm from Pascal Monaco on Vimeo.

domingo, julho 11

Um comentário pro fim de Copa

Sempre fui 'torcedor do Brasil' porque só pensava em futebol a cada quatro anos. Nunca deixei de cumprir meu papel fiel mas não menos doloroso de me juntar aos amigos e, 'por tabela' suponho, a alguns tantos experts, técnicos e juízes que surgem, porque estão em maior quantidade do que supomos! Na memória vêm as lembranças das copas de 86, 94, 98 - ou seja, dois a zero pro azarão com sotaque francês...

Em 2010, as cinco partidas do Brasil foram vistas entre bares e casas, vivendo entre feriadões de sexta e segunda que poderiam ser 'de lei' - a lembrança que sobra deste campeonato de vuvuzelas chinesas e cervejas na hora do almoço. Mas dos lugares mais interessantes que estive pra acompanhar algumas partidas foi mesmo o Twitter.

Parece até 'tosco' trocar o audiovisual frenético de um jogo ao vivo (pesquisam chegar aos 4K de transmissão e 3D de imagem em 2014) por uma timeline cheia de comentários, piadinhas óbvias e 'piadas internas' sumarizadas tantas vezes em onomatopéias e palavras à toa.

'Nerdices' à parte, provo que não estive sozinho nessa. Veja a repercussão que o movimento global "CalaBocaGalvão", e seus outros nomes , alcançou no microblogging. Só no viral do Youtube foi mais de um milhão os acessos, sem contar as vezes em que o 'canto do pássaro' chegou ao topo dos termos mais citados do Twitter no mundo (trend topics) - como na partida do Brasil no dia 28 de junho. Ou seja, muita gente tava lá!

As mensagens de 140 caracteres acabaram ocupado o espaço esvaziado dos comentaristas de futebol nas TVs brasileiras, mostrando que a integração das redes sociais com 'as coisas da vida' não tem retorno, graças também à mobilidade dos dispositivos, e que ninguém nestes tempos detém mais a voz divina sobre razões que, por elas mesmas, podem ser desconhecidas...Não é mesmo, Pascal? Imagina se ele gostasse de futebol!