sexta-feira, novembro 19

Na estante depois do #forum2010

“Imersos na cinemateca” poderia ser o título de um filme metalinguístico – melhor do que “submersos,” que já seria na linha filme-catástrofe, caso chovesse um tantinho mais em São Paulo... 

Foto: Pedro Caetano/UARA
A entrada pelo umbigo da cultura digital, quando ela tem a coragem de olhar pra dentro e refletir, se deu durante três dias no Fórum da Cultura Digital Brasileira, ocupando os amplos espaços da Cinemateca Brasileira. 

A proposta de reunir apresentação de experiências, debates conceituais, políticas públicas e a turma da 'mão na massa', uma característica do movimento software livre em seus encontros, mostrou-se produtivo - mesmo que a quantidade de atividades randomiza o sujeito até a raiz dos cabelos!

Mas difícil não querer conhecer projetos e saber de experimentos como o webdocumentário, o medialab budapest kitchen, o inovador cap-digital e mesmo perceber que objetos preciosos para gerações pré-nativos digitais, como o livro, ainda têm muito pra contribuir à humanidade (ufa!) diante da inquietante avalanche do 'tudo-agora digital'.

Da mesma forma, os olhos estavam postos na política, no período de transição nos legislativos e executivos nacionais, e que precisa ser acompanhado de perto pela sociedade afim de garantir o aperfeiçoamento dos princípios de uma política de cultura digital erigida a várias mãos no últimos seis anos. Também esteve claro que a batalha pela liberdade na internet continua ininterrupta, tendo sido tema de contínuas discussões no #forum2010 e que vai se desdobrando na web.

Foto: Andre Motta/UARA
Com todas as atividades programadas durante o #culturadigitalbr deste ano, sinto que fica latente a importância dos encontros presenciais para quem está conectado a maior parte do tempo trafegando pelas vias digitais.

Com tanta gente reunida, a 'desprogramação' acaba sempre rendendo não só a troca de ideias, a colaboração em novos projetos ou a chance de se fazer algo novo em uma oficina. 

Propõe sim a humanização da tecnologia pela diversidade cultural que ali se encontra representada por cada um e que vai transformando o termo cultura digital num dos mais complexos hiperlinks do Brasil contemporâneo.

Posts relacionados: 


Nenhum comentário: