terça-feira, março 17

Clô se fue!

O personagem Clodovil - certamente não se sentiria magoado pelo termo - povoou o imaginário brasileiro entre o final dos anos 70 e o começo dos 80. Era pequeno e lembro muito bem dos seus trejeitos na TV, o visual 'bicha-fina' que gerava censuras por parte dos adultos. Mas com a inclinação do brasileiro ao 'diferente', Hernandes se firmou no cenário - dando palpites sobre toda ordem, a roupa em destaque. sua órbita era o imaginário feminino. Com a mudança continuada nos costumes, especialmente em relação à visibilidade do homossexualismo na mídia, o apresentador-ex-costureiro que bombou nos Jardins paulistanos, tornou-se personagem-caricatura de si próprio.
Circulou por todas as TVs do país, falou muitas bobagens. E não é, que surpresa, um dia desses vejo o Clô eleito Deputado Federal por São Paulo! Era hora de dar palpites em outros assuntos...
Alguns falam que sua eleição foi 'voto-protesto' mas acho que foi mais 'voto-deboche' - uma modalidade que tem no país seus adeptos. Lidar com a 'coisa pública' deve ser mesmo difícil quando, tantas vezes, ela não é tão pública assim e a seriedade dos representantes políticos está sempre sob júdice. E Clodovil Hernandes foi-se hoje, em Brasília - cidade que, outrora, já teve seu glamour - após tanta crise, bate-boca e situações próprias de um (ex)costureiro em uma (ex)corte. Fica na memória o que um dia foi desafiador para a sociedade dos bons costumes brasileira.

3 comentários:

Ednamay disse...

Clô foi o último a partir, dentre os ícones do Prête-à-Porter, brasileiro dos anos 70/80, na sequ~encia DENER, NEY GALVÃO, MAURICIO NONATO, CLODOVIL HERNADES.

Conheci diretamente os bahianos Ney e Mauricio,com os quais trabalhei enquanto modelo fotográfico de suas coleções apresentadas em desfiles de moda, na cidade de Salvador - Ba.final dos anos 70, começo dos anos 80.Amigos pessoais, conscientes da luta pela preservação da vida, em uma época de descobertas do vírus que marcou o movimento homosexual mundial, como o precursor da contaminação, ( o que não é verdade ), vivíamos numa época sem informação, sem políticas públicas sobre para a saúde, e tão logo começou a conscientização , vieram as igrejas católica e outras midiáticas, divulgar aos deus seguidores, opiniões contrárias . Meus amigos morreram rápido( ambos vitimados pelo vírus HIV), não tiveram tempo de mostrar bandeiras a favor do movimento LGBT.

Denner , fez sua história longe da Bahia onde vivíamos nós,Clodovil junto a turma de MINAS , era considerado um vizinho próximo, era recebido pela corte da moda bahiana, em raríssimas ocasiões.Mas seu homor afinetado fez logo marca nacional, e era o humor do mundo GAY, daquela época, ele preferiu não evoluir, os tempos mudaram, as campanhas ficavam cada vez mais fortes,o debate aberto nas TVs brasileira, davam o ponto de partida para CONSCIENTIZAR A PPULAÇÃO em quem VÊ CARA NÃO VÊ AIDS, e ele o Clô, fugiu desse debate, criticou o movimento, debochou da opção, não era persona grata no mundo GAY.
Foi o deputado federal mais votado em número de votos, debochou nacionalmente das MULHERES,atacando nossa querida PARLAMENTAR CIDA DIOGO, uma defensora ferrenha do movimento LGBT.

Que Deus ilumine seu espírito, pois aqui na terra tudo passa, e esse tempo de GLAMOUR DOS ÍCONES DO PRÊTE-À-PORTER, também passou ...

Ednamay disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ednamay disse...

disse...

mas menino eu esqueci totalmente da louca figura que faz sena no canal a cabo Rede Tv, aquele da agulha de ouro. Ronaldo se promoveu bastante , no programa da filha da Vera,semana passada, era o dono da verdade , fez elogios, deu depoimentos, falou que era o último dos mocainos.

Mas esse vou comentar noutra oportunidade.