terça-feira, junho 20

A Kubrick, S. e Orwell, G.

Enquanto Winston Smith definitivamente aceita o poder supremo do Grande Irmão, o computador Hal 9000 deixa de existir pelas mãos do astronauta David.
Winston já não existe. Na verdade, nunca chegou a existir. Não por ser personagem de ficção, mas pelo aniquilamento a sua humanidade infligido pelo Partido – sistema pós-capitalista no qual sua vida está (sub) metida.
Hal, assim, soa até mais humano, mesmo sendo todo voz e chips. Guarda uma suavidade acalentadora em cada palavra; canto de fadas bem cantado; alguém que se queira abraçar.
Já Smith, depois da tortura sofrida entre as paredes do Ministério do Amor, sente pavor, náusea intraduzível, ao se imaginar no mais breve contato físico. Quem não é, não sente.
Danúbio Azul para Kubrick. Sons metálicos Para Orwell.
O ser e a máquina. Para uns, ele é a máquina, como dizem, humana. As engrenagens enferrujam, o óleo desgasta e pede troca; a lataria amassa, a pintura descasca...Criador e criatura, tema antigo eternizado a cada dia. Fronteira tênue, assim como aquela entre o passado e o futuro. “Quem domina o passado, domina o futuro”. Não paira dúvidas sobre o Grande Irmão. Acatar essa verdade em um tempo em que lugar nenhum parece tão longe e logo se chega, mesmo que de modo diverso, mais perto daquilo que um dia existiu.
Teremos a medida do real dentro de nós? Se dominarmos cá dentro, a Verdade é aquela que se criará?
Hal pede desculpas, promete melhorar. Tem consciência de ser máquina manipulada. Winston também a tem e está aí seu grande erro. Só pedir desculpas não lhe salva a vida: já está morto, sempre pertencera ao mundo dos mortos. Deve, contudo, aceitar uma verdade que, não sendo sua, deve vir de dentro. E não há de se duvidar um minuto sequer. A dúvida jamais existiu sobre a terra.
Observo o inseto preso na teia de aranha. Ele faz muito para livrar-se, mas ela não tem pressa, está em casa. Posso interferir, muda o rumo dessa história. Tenho esse direito, congratulo-me.

Crônica sutil: ZB: Lagos, Algarve, Portugal | Inverno 2003. João Pessoa, Paraíba, Brasil | Outono 2006.

Nenhum comentário: