quarta-feira, junho 7

O cinema brasileiro se encontra nos festivais, acolá...E aqui?

[parte I de II]

A cada ano, o calendário se repete: Festival do Audiovisual em Recife; Guarnicê de Cinema e Vídeo em São Luiz; Curta-se em Aracaju; Curta Natal lá na terrinha do sol e o já consagrado Cine Ceará...Ah! Teresina, a escaldante capital piauiense, também tem seu festival pra mostrar à população local aquelas produções nacionais que não chegam até as salas de cinema dos shoppings – porque isso acontece, já é uma outra conversa! Tanto pela questão cultural e muito pela turística, os festivais de audiovisual pululam pelo país, de pequenas cidades sem tradição cinematográfica (Tiradentes, Cidade de Goiás) às mais que tradicionais (Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro).

Os festivais são vitrines para uma produção crescente e desconhecida, especialmente em curtas-metragens filmados em película – 35mm e 16mm. Agora, então, com o vídeo digital devidamente infiltrado na produção de imagens a baixo custo, há muito que se escolher entre quantidade e qualidade no formato curto. Neste contexto, a Paraíba – referência para o cinema documental brasileiro a partir dos anos 60 – passa completamente à margem de qualquer experiência sustentável em se juntar filmes, realizadores, discussões e público local em torno do audiovisual – pedra de toque da produção cultural mundial neste século.
É verdade que muitas críticas têm sido feitas ao modelo já institucionalizado dos festivais brasileiros: panelinha de jurados e filmes selecionados; badalação de estrelas da televisão; boca-livre em excesso e reflexão diminuta do que se vê etc. Mesmo assim, não se encontram razões para o público de João Pessoa ficar apenas a “ver navios” – ou pegando carona nos ‘navios que passam’ para ir a cidades vizinhas assistir aos outros festivais...

[publicado originalmente por ZB no Jornal A união 18.5.06]

Nenhum comentário: